PATRIMÔNIOS NATURAIS
Saltos da Cachoeira Seca
Advertência:
Não salte nas cachoeiras,
há risco de acidente fatal.
Os cinco saltos da Cachoeira Seca, encontran-se em meio a Mata Atlântica, local de difícil acesso, é o maior conjunto de cachoeiras de Camboriú.
No dia 21.09.2010, as 19:00min entreguei a proposta ao Secretário de Desenvolvimento Econômico Sr. Matias Fidélis para transformar os saltos em Patrimônio Natural de Camboriú.
Ademar Aigner
Pico da Pedra
O Pico da Pedra é um local com uma vista maravilhosa do litoral da região, localizado em meio a Mata Atlântica.
No dia 21.09.2010, as 19:00min entreguei a proposta ao Secretário de Desenvolvimento Econômico Sr. Matias Fidélis para transformar este local em Patrimônio Natural de Camboriú.
Ademar Aigner
PATRIMÔNIO HISTÓRICO
Engenhos Gazania
Os engenhos de cana, tafona e farinha, inicialmente movidos pela força hidráulica, fazem parte da história de Camboriú, construidos artesanalmente na localidade do Lajeado, a mais de 50 produziam alimentos para a população local.
Na época a farinha de mandioca éra o alimento básico da população. O engenho de moer cana é o único movido a força hidráulica de nossa região, representa o periúdo dos engenhos artesanais de camboriú.
Em 2008, 2009 e 2010 enviei pedidos de tombamento a administração municipal.
Agradecimentos ao vereador Piteco e a Camara de Vereadores pela indicação de tombamento.
Ademar Aigner
Hoje vejo com muita alegria mais um produto turistico de nosa região sendo divulgado em paises chamados de primeiro mundo, o Circuito Costa Verde e Mar de Cicloturismo, valeu a pena a luta para a sua implantação apesar das cicatrizer produzidas por aqueles que não acreditavam na força das bicicletas, jogaram pedras no meu caminho e na minha dignidade. Aqui em Camboriú nasceu o circuito, é administrado pelo CITMAR-Consórcio Intermunicipal de Turismo da Costa Verde e Mar. www.costaverdemar.com.br/cicloturismo
A GRANDE BATALHA
No dia 09 de setembro 2010, finalmente as forças positivas convirgiram para o Conselho Municipal de Turismo, onde iniciei oficialmente a Grande Batalha para a implantação de oito Circuitos de Ciclo Turismo para Camboriú, com apoio do Conselho, ABC-Associação Blumenauense pró-Ciclovias, ACBC-Associação de Ciclismo de Balneario Camboriú e Camboriú, UAMCA-União das Associações de Moradores de Camboriú, CDL-Camara dos Dirigentes Logistas, CEMEAR-Cultura Montanhismo Educação e Proteção do Meio Ambiente e o secretário do Turismo (Desenvolvimento Economico) ser favoraveL a implantação.
O procimo passo é a assinatuta do termo de parceria para a implantação dos circuitos.CAMINHOS DE CAMBORIÚ.
Com a implantação dos circuitos de ciclcoturismo (Caminhos de Camboriú), a administração municipal dara um passo importante para o desenvolvimento do turismo local, tendo em vista o crescimento interno (Brasil) dos amantes da bicicleta e da preservação ambiental os Caminhos de Camboriú com certesa agradarão os ciclo turistas brasileiros.
Em breve tenho certeza muitos ciclistas divulgarão o nossos caminhos pelo Brasil a fora.Camboriu, domingo 12 de setembro de 2010.
Carlos x Fernado
Divulgando o cicloturismo da Costa Verde e Mar na Europa.
Pedalando no caminho de Santiago de Compostela.
É a capital da Galiza, localiza-se na província da Corunha, de área 223 km² com população de 93 712 habitantes (2007) e densidade populacional de 416,70 hab/km².
É uma cidade mundialmente famosa pela sua catedral de fachada barroca onde acorrem os peregrinos que perfazem os Caminhos de Santiago de maneira a depararem-se com o manto de Sant'Iago, um dos apóstolos de Jesus Cristo, cujo corpo se diz que foi trasladado para aquele lugar. *Fonte Wikipédia, a enciclopédia livre.
Edição n.º 1522 de 04/09/2010
Ciclistas embarcam para mais uma aventura
Fernando Baumann e Carlos Beppler vão percorrer de bicicleta os 800 quilômetros do caminho de Santiago de Compostela, em 13 dias.
O empresário Fernando Baumann embarcou na última terça-feira (31), ao lado do amigo Carlos Beppler para uma nova aventura sobre duas rodas. Pedalar 800 quilômetros do Caminho de Santiago de Compostela em 13 dias. O projeto inicial era percorrer o trecho em 15 dias, mas em razão de compromissos no Brasil, Fernando precisou reduzir a viagem em dois dias. No caminho, os dois ciclistas devem pegar temperaturas em torno de zero graus nos Pireneus, cordilheira no sudoeste da Europa na fronteira a França e a Espanha. A experiência vai poder ser acompanhada no blog: http://pedaladasperegrinas.blogspot.com/, que vai ser atualizada diariamente. Nele, o leitor vai encontrar um relato com as experiências de cada um dos ciclistas de Balneário Camboriú e Camboriú.
A ciclo-aventura começou na quinta-feira (2), na cidade francesa de Sain Jean Pied de Port, em direção aos Pirinéus, norte da Espanha, tendo como destino final a cidade de Santiago de Compostela. Essa não é a primeira vez que Fernando Baumann embarca numa aventura sobre duas rodas, mas a primeira com um propósito de peregrinação. O ciclista também vai aproveitar a viagem para rever valores e incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte. Fernando já pedalou de Porto Alegre à Argentina em 10 dias, foi a São Paulo, saindo de Balneário Camboriú em 42h40, entre outras ciclo-aventuras. Carlos Beppler também tem experiência em cima de uma bicicleta, já tendo percorrido o caminho de Santiago de Compostela onde também trabalhou como instrutor durante um mês. O retorno de Fernando está previsto para o dia 17 de setembro. Carlos permanecerá na Espanha, conhecendo outras regiões.
http://www.jornaltribuna.com.br/cotidiano.php?id_materia=36187.php?id_materia=36187.php?id_materia=36187Cicloturismo Costa Verde e Mar
Lindo Maravilhoso!!!
O nosso cicloturismo sendo divulgado na europa, nasceu
aqui em Camboriú, ganhou a região, o Brasil e agora a Europa.
aqui em Camboriú, ganhou a região, o Brasil e agora a Europa.
Parabens ao CITMAR-Consorcio Intermunicipal de Turismo da
Costa Verde e; Mar, a ACBC - Associação de Ciclimo de Balneario
Camboriu e Camboriú, pelo apoio aos nossos guerreiros do cicloturismo.
Costa Verde e; Mar, a ACBC - Associação de Ciclimo de Balneario
Camboriu e Camboriú, pelo apoio aos nossos guerreiros do cicloturismo.
Catedral de Santiago
No ano 1075 deu-se início à construção da catedral românica refletindo,
de imediato, no aumento da peregrinação à Compostela, definindo-a
como um lugar de referência religiosa na Europa.
*Fonte Wikipédia, a enciclopédia livre
Fernado Baumann
13º dia de pedalada chegada a Santiago de Compostela, 14.09.2010.
Lembranças de uma vida inteira, resumidas a tão pouco tempo. Mas tempo suficiente para ter longas conversas comigo mesmo e, principalmente, escutar o que eu tinha para dizer a mim mesmo.
Fonte:http://pedaladasperegrinas.blogspot.com/
Carlos Beppler
13º dia de pedalada chegada a Santiago de Compostela, 14.09.2010.
Treze dias de pedaladas pereginas nos conduziram até Santiago de Compostela. E agora, como fica? sem setas amarelas o norte fica meio perdido. Tinha pensado em tantas coisas para escrever nesse ultimo dia de jornada e agora em vez de pensamentos somente sentimentos difícieis de traduzir em palavras.
Fernado Baumann
13º dia de pedalada chegada a Santiago de Compostela, 14.09.2010.
Lembranças de uma vida inteira, resumidas a tão pouco tempo. Mas tempo suficiente para ter longas conversas comigo mesmo e, principalmente, escutar o que eu tinha para dizer a mim mesmo.
Fonte:http://pedaladasperegrinas.blogspot.com/